A igrejinha do Quadrado, Monumento do século XVII, a igrejinha atrai turistas por ser um grande símbolo de tradição. A Igreja do Quadrado é frequentada por moradores locais que constituem a Paróquia São João Batista. O nome provém do padroeiro homônimo.
A arquitetura é uma herança colonial, remontando ao trabalho dos jesuítas no Brasil colônia. O local possui altares originais e imagens de vários padroeiros como o próprio São João Batista.
Uma das características mais marcantes da igreja é a vista para o mar, que fica logo atrás da construção. O povoado local reside logo à frente, garantindo um ar de hospitalidade único.
A praia dos coqueiros é umas das mais procuradas entre os turistas que chegam a Trancoso.
com lindo visual, muita sombra e excelente infraestrutura de restaurantes e um mar bem tranquilo, a Praia dos Coqueiros é uma excelente pedida para relaxar durante todo o dia.
É a praia com a cara de Trancoso.
Praia mais movimentada de Trancoso, a Praia dos Nativos é marcada por uma boa mistura do popular com o refinado, onde quiosques mais simples convivem com pousadas superelegantes e festas badaladas, dando assim o tom dessa faixa de areia. A Praia dos Nativos agrada pelas boas opções para refeições à beira-mar.
A Praia dos Nativos está localizada a apenas quinze minutos de caminhada a partir do Quadrado ou da Praia dos Coqueiros. Para quem não está disposto a andar, vale pegar um mototáxi ou ir de carro. Há estacionamentos públicos à beira da praia.
A Praia do Espelho é uma praia exótica com restaurantes pé na areia.
Uma das praias mais bonitas do Brasil a 30 mins de carro de Trancoso. As noites de lua cheia o brilho do mar vira uma paisagem inesquecível.
As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumã e Rio dos Frades) são recomendáveis quando a maré está baixa. Têm vários mirantes acima as falésias. Desde a Praia do Espelho pode fazer passeios ou transfer de lancha até Trancoso, Caraíva e Corumbau onde tem recifes de corais propícios para a prática de mergulho e praias paradisíacas.
Caraíva, com quase 500 anos de história e 700 habitantes é a praia mais encantadora da Costa do Descobrimento, com ruas de areia, construções rústicas e sem veículos motorizados. Milhares de turistas a visitam todo ano, a maioria deles ficam apaixonados outros presos no tempo sem vontade de ir embora deste paraíso banhado pelas águas do rio Caraíva e ondas mansas do Oceano Atlântico.
Descer o rio Caraíva de bóia, praticar Stand Up ou caiaque, caminhar até a praia do Satú, ir até a bela Praia do Espelho de lancha, fazer o passeio de buggy até a Ponta de Corumbau para passar um dia nas mais belas e calmas águas da região e conhecer a Reserva Indígena do Porto do Boi tornam Caraíva um vilarejo inesquecível com diversas opções de lazer.